Sobre

Marta Maia é Doutora em jornalismo – Ciências da Comunicação – pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, Mestre em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba. Atualmente participa do Grupo de estudos Processos Mediáticos e Culturais (GPMC) e leciona na Metrocamp (Faculdades Integradas Metropolitanas de Campinas). Participa ainda do Núcleo de Pesquisa Rádio e Mídia Sonora, da Intercom. Foi professora, durante 19 anos, da Universidade Metodista de Piracicaba, Unimep. Jornalista formada pela PUC Campinas e Historiadora formada pela Unicamp. Também foi professora do curso de Especialização “Jornalismo e Novas Linguagens” e “Gestão da comunicação jornalística”, da Unimep, sendo coordenadora deste último. Foi editora, durante três anos do site cultural Barão em Revista.

Participou ativamente do movimento estudantil secundarista na década de 80, tendo sido diretora do Departamento Feminino da União Brasileira de Estudantes Secundaristas, em 1981. Como estudante de graduação da PUC Campinas, foi diretora, por dois mandatos seguidos, do Diretório Central dos Estudantes da referida Universidade. Trabalhou em assessorias de imprensa (CPFL, Associação dos Servidores de Campinas, Associação dos Professores da PUC Campinas), optando posteriormente pela atividade acadêmica. Antes, porém, foi diretora do Sindicato dos Professores de Campinas e da CUT Regional. A partir da década de 90 iniciou atividades junto ao Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação e também no Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem – Terra (MST), trabalhando com a questão das rádios livres e comunitárias e com o movimento popular.

Conta ainda, em sua trajetória, com uma participação na área cênica, com a encenação da peça de teatro infantil “O Encanto do Sapeca”, com direção de Edson Gon e da peça adulta “Lembranças da China”, com direção de Zédú Neves. Fez parte do Laboratório do Ator de Campinas e foi aluna de canto da cantora e atriz Cida Moreira.

Na Universidade tem se preocupado com a formação de comunicadores éticos, que tenham clareza da importância da comunicação na atualidade. Preocupa-se também com a formação técnica e estética dos alunos, motivos que contribuíram para a criação deste site. Já participou de cinco projetos de extensão com a comunidade dos assentados de Sumaré, com o objetivo da “inclusão digital” e produção de material informativo, tendo conseguido (em conjunto com outros professores e alunos) a doação por parte da Unimep de computadores para os assentados que atualmente utilizam os mesmos para diversos fins comunitários. Foi vencedora do Grand Prix da Intercom (Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação) na categoria “Estímulo à Cidadania”, com a Revista do Assentamento 1.

A professora já lecionou diversas disciplinas na área de Jornalismo e Radialismo: Jornalismo Comunitário, Redação e Expressão Oral em Jornalismo, Edição, Orientação de monografias, Projeto Experimental na área de impresso, História do Rádio e da TV no Brasil e Legislação e Ética em radialismo. Atualmente ministra aulas de Teoria da Comunicação.

Mais informações acadêmicas na Plataforma Lattes, no endereço: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.jsp?id=K4770171E2

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *